Memória

Memória

Memória (16)

Tuesday, 09 January 2024 14:49

MEMÓRIAS DE UMA OBRA CUJO TEMA FOI SEMPRE AMOR

Escrito por

A poesia foi o meu primeiro encontro com a arte. Isto ocorreu na adolescência quando escrevi os primeiros versos. Uma experiência quase sempre solitária em que a palavra foi a matéria pela qual pude conformar a minha percepção estética do mundo. Tão solitário quanto o processo criativo foi saber que os poemas nascidos de modo tão laborioso repousariam, sem o poder imanente das palavras, no fundo de uma gaveta, amontoados.

Eduardo Francisco Nogueira Angelim — Descendente da antiguíssima família Nogueira, nasceu no Aracati a 6 de Julho de 1814.  Emigrando para o Pará por ocasião da seca de 1825, foi ali figura saliente nos motins de 1835 chegando a ocupar a presidência da Província. Sendo preso, foi deportado para o Rio de Janeiro e daí mandado para Fernando Noronha onde jazeu por anos. 

"De quantas saudades é feito o homem? De tantas quanto a vista captura. De tantas quanto o desejo morde. De tantas quanto a dúvida decifra. De tantas quanto o calendário rebenta. De tantas quanto a dor soçobra. De tantas quanto a escrita exibe. De que saudade é mesmo feito o homem?" 
(Saudade: Um rio que corre na retina do tempo. R. Leontino Filho in Coisas Velhas Saídas da Beira do Túmulo) 

Friday, 06 January 2012 11:50

UM REI CHAMADO ZÉ PRETO

Escrito por

Era um homem simples, mas rei por destino. Um rei coroado pela festa dos Santos Reis. José Rodrigues da Silva, mais conhecido como Zé Preto, nome carinhoso recebido do seio familiar, preparava o dia 5 de janeiro como o mais importante do calendário. Sua ansiedade, sua preocupação, sua dúvida de que os reis viriam àquela noite, refaziam a eterna juventude contida em sua alma, transformava-o em criança. 

Monday, 21 December 2015 21:44

OS ESPACIAIS: ESCOLA DE TRADIÇÕES MUSICAIS

Escrito por

Os Espaciais soma-se à tradição musical aracatiense para a qual a formação de grupos musicais encontra registro desde o século XVIII. 

Saturday, 09 April 2016 22:14

O FIM DE UMA VOCAÇÃO

Quase duas horas da tarde. Numa casa modesta da Rua Visconde de Itaúna, no Rio de Janeiro, um homem começava a agonizar. O dia era 1º de janeiro. O ano, 1897. Esse homem, que não tinha ainda trinta anos de idade, pois nascera em Aracati, no seu Ceará distante, no dia 29 de maio de 1867, chamava-se Adolfo. Adolfo Caminha. 

Este primeiro pacote traz em sua etiqueta o título do primeiro livro de Adolfo Caminha, Voos incertos (Primeiras páginas), de 1887. Portanto, seu livro de estreia e seu único livro de poesias, dedicado à memória de sua mãe, Dona Maria Firmina Caminha, falecida em 27 de novembro de 1878, quando ele tinha apenas onze anos de idade. Da morte de sua mãe à publicação do livro já houvera passado nove anos. Esse livro é, pois, depositário de uma memória: a memória dos anos vividos em companhia da família, dos anos de infância na sua Aracati natal[...]. Na fachada, lemos em placa hoje bastante gasta: “Nesta casa nasceu Adolfo Caminha em 29 de maio de 1867”. A casa hoje está em ruínas. 

Filho de Raimundo Ferreira dos Santos Caminha e de Maria Firmina Caminha, nasceu Adolfo Caminha em Aracati, Estado do Ceará, no dia 29 de maio de 1867.

Aos dez anos de idade, perdeu sua mãe, vítima da grande seca de 1877. Transferido então para Fortaleza, estudou as primeiras letras em casa de parentes. Mais tarde, aos treze anos, seu tio-avô Alvaro Tavares da Silva, residente no Rio, chamou a si os encargos de sua educação, matriculando-o, afinal, na antiga Escola de Marinha [como informa Sabóia Ribeiro, estudioso de sua vida e de sua obra][1].

Page 1 of 2

Sobre nós

O Grupo Lua Cheia, com sede na cidade de Aracati-CE, é um coletivo de artistas formado em 1990 com o objetivo de fomentar, divulgar e pesquisar a arte e a cultura.