Aracati

Aracati

Aracati (155)

Desde sua fundação, em 1990, o Grupo Lua Cheia percebeu na imensa e complexa tecitura que compõe as relações entre história e cultura na cidade de Aracati-CE fonte para a construção de relações entre arte e memória e fez disso seu mais importante contributo.

Sunday, 11 May 2014 15:18

A REVOLTA DOS VENTOS

Escrito por

O vento chegou silencioso. Uma onda gigante do mar, sem barulho, fazendo deitar curvado os coqueiros e todo o homem da margem do rio. Um sussurro nem vento parecia. Soprava de tal modo que não trazia consigo nem um grão de areia dos morros para cima da vila do Cumbe. O vento zunia sobre os morros sem mexer com a areia. Que tinha cor, uma cor azulada, quando estancou de repente sobre os morros do Cumbe.

Saturday, 15 January 2022 12:25

HÉLIO SANTOS | “SOU FELIZ SENDO ARTISTA”

Escrito por

No dia 08 de outubro de 2010, o Instituto do Museu Jaguaribano abria suas portas para a exposição “Hélio Santos: 50 anos expondo o Aracati”. Como bem nos apresenta o título, o evento expôs os mais importantes tralhados realizados por Hélio Santos ao longo de cinquenta anos dedicados à arte.

Friday, 11 October 2013 22:00

SOLAR DAS CLOTILDES LANÇA CD DE TIO BRUNO

Escrito por

Tudo eu perdoo, porque o coração da gente é pequeninim. O ódio e o amor... no coração não cabe os dois; ou um ou outro. Portanto o ódio é melhor dar adeus". (Tio Bruno) 

O cirurgião Francisco José de Mattos nasceu em Aracati, em 12 de outubro de 1810. Foi um daqueles aracatienses que mais fez para honra sua terra natal. Oriundo de uma família pobre, mas distinta, faltaram-lhe os recursos pecuniários necessários, para que se formasse em medicina, profissão a qual tinha pronunciada vocação, sobretudo para a cirurgia. 

Page 1 of 18

Sobre nós

O Grupo Lua Cheia, com sede na cidade de Aracati-CE, é um coletivo de artistas formado em 1990 com o objetivo de fomentar, divulgar e pesquisar a arte e a cultura.