POETOSSÍNTESE

Raimundo Herculano de Moura

Raimundo Herculano de Moura

RAIMUNDO HERCULANO DE MOURA- Poeta e cronista aracatiense. Nasceu em 07 de novembro de 1914, filho do casal Ana Ribeiro de Moura e Manoel César de Moura. Contribuiu como articulista nos jornais Alvorada, Tribuna do Povo e Gazeta do Vale, entre outros. 

Publicou: 

Coisas Velhas Saídas da Beira do Túmulo. Org. Associação Artístico Cultural Lua Cheia. INESP. Fortaleza-CE. 2002.

O poema intitulado "SÚPLICA AO ANJINHO PARDO DO PÉ TORTO, QUANDO DA INUNDAÇÃO DE ARACATI" é parte do livro "Coisas Velhas Saídas da Beira do Túmulo" de autoria de Raimundo Herculano de Moura. A obra foi publicada pelo Grupo Lua Cheia em 2002 e contou com o apoio institucional do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenolvimento do Estado do Ceará, órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Leia, a seguir, o poema na íntegra.

Saturday, 16 January 2016 20:47

CARNAVAL DA TRISTEZA

Em 1972, Raimundo Herculano de Moura escreveu uma de suas mais belas crônicas. A pena do poeta aracatiense deslizou entre a tristeza e a saudade do amigo Chico de Janes que falecia naquele ano. 

Monday, 26 July 2021 13:31

RAIMUNDO HERCULANO DE MOURA

Seleta de textos e poemas de Raimundo Herculano de Moura.

Sunday, 28 February 2016 23:56

TIPOS POPULARES

Existiu, há muitos anos, na vila de Fortim, deste município, uma velha viúva conhecida por "Maroca", que morava em companhia de um filho também viúvo bastante idoso e de uma neta solteirona. A velha "Maroca" contava, presumivelmente, 90 anos de idade, e segundo nos mostra a lógica, já estava caduca e, além disso, quase cega. Não sabia mais o que fazia nem o que dizia, e só identificava raras pessoas pela voz. 

Sobre nós

O Grupo Lua Cheia, com sede na cidade de Aracati-CE, é um coletivo de artistas formado em 1990 com o objetivo de fomentar, divulgar e pesquisar a arte e a cultura.